quarta-feira, 4 de maio de 2016

E-MAILS FALSOS

A picaretagem impera nas caixas de entrada do país, centenas de e-mails falsos de gente sem futuro tentando pegar os distraídos que abrem seus e-mails na pressa e desesperados com alguma afirmação adquirem a síndrome do "clica aqui".

Abaixo alguns exemplos de e-mails falsos e, em alguns casos de como conferir se são o que são:
(vou adicionando conforme vão chegando)


Esse tá campeão essa semana, chegando em todos os e-mails que temos:



NOTA FISCAL ELETRÔNICA - JÓIAS BRASIL

Não sabemos se a empresa existe, se existe está sendo usado seu nome para essa pilantragem, que fique claro que não é a empresa, são hackers ou crackers que usam nomes, fictícios ou não
para dar golpes e colocar no seu pc algum keyloger,  outro que capture o que é digitado por você ou que envie informações para eles ou implante trojans e vírus.

Observe:

- que não é esse o modelo padrão de aviso de Nota Fiscal Eletrônica,
- Sei que não comprei ai,
- um arquivo PDF no vácuo, já é sinal de desconfiança

Se você quer saber se isso é verdadeiro ou não, pegue o número da Chave de Acesso, crtl+c/ crtl+v (copiar e colar) vá ao site de validação da Nota Fiscal eletrônica e cole esse número Chave de Acesso da NF-e  e pronto, veja o resultado na segunda imagem.



E-mail picareta


Veja  o resultado:  Código UF informado na chave de acesso é inválido, por isso não caia em qualquer e-mail que receber desse tipo, cheio de links que aparecem do nada.

 Tenha em mente que assuntos sérios de banco, governo, telefonia, etc não são tratados por e-mail. Quando o banco o o governo precisa de algo, envia carta ou carta com confirmação de recebimento. Nem telefonemas são comportamento padrão dessas entidades.

Se desconfia, procure a fonte  citada no e-mail, pegue o telefone do SAC da empresa no google e ligue para tirar dúvida. É até bom que você registar um protocolo com o relato do fato.


NÃO CLIQUE em nada nesses e-mails, deixa de ser curioso e medroso com algumas informações.





GOLPE DO BANCO, ATUALIZAÇÃO DO TOKEN / CANCELAMENTO DA CONTA

Clássica atualização de senha ou de token com ameaça de cancelamento de conta. Detalhe, nesse caso da imagem, com o Itaú,  o token do Itaú mudou, quem é cliente sabe. Um e-mail sem nitidez e sem detalhes da empresa no final. 









O mais curioso que é um e-mail emitido de mim para mim mesmo, pasmem.Olhe acima no e-mail e veja de quem para onde, ai no seu e-mail, caso tenha recebido um parecido.
Isso se chama e-mail spoofing, mais uma contaminação que é fácil resolver e que trataremos em outro post : ........................


Por si só, veja que já é um golpe.

Email spoofing leva a vítima a acreditar que está a receber mensagens de si própria, criando curiosidade suficiente para clicar no conteúdo contido na mensagem .




SEDEX DEVOLVIDO

Esse nem vou dar detalhes, pelo simples fato do código de rastreio ter mais número que o cpf da minha mãe. O padrão dos correios são: 2 letras+ 9 números + duas letras. Exemplo: PE 254 236 956 BR.  E mesmo que tenha o padrão, o correio não envia e-mail de aviso assim por e-mail.







Em breve outros @#$%@ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Tioh, aqui!!!! hei Psiu!!!! Aquiiiiiiii.....