quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

COMO O AÇO INOXIDÁVEL TIRA MAL CHEIRO DAS MÃOS?

Salve galera!


  Depois de ler sobre o aço inoxidável e o sabonete, do porque retira o mau cheiro das mãos, encontrei num artigo em alemão e em inglês que me levaram a segurança alimentar e química sobre o aço inoxidável e a uma explicação plausível sobre o que acontece.

  Não há muita informação sobre o aço nesse sentido, mas sabemos que seus compostos, o níquel, o ferro e o cromo, assim como diversos metais reagem muito ao meio ambiente, ao oxigênio e a água, com raras exceções, além de muitos terem propriedades fitoterápicas e o que acontece nesse caso do sabonete é uma reação química, justamente entre eles e o enxofre que produz o ácido sulfúrico e é um dos ácidos oxidantes do ferro. Esse enxofre que fica em nossas mãos, é o que produz o ácido sulfúrico que caracteriza os odores do alho, do peixe, da cebola, da água sanitária.

 Por isso, muitas empresas têm feito barras em forma de sabonete de aço inox para serem usadas na cozinha com a função de remover esses odores desagradáveis das mãos. Porém o uso de quaisquer outras superfícies de aço inox como colheres, conchas, facas (perigoso) tem o mesmo efeito.

 O que recomendam é lavar as mãos normalmente com detergente ou sabonete. Depois, pegue o sabonete de aço inox sob a água fria, esfregue por 10 segundos ou mais e o mau cheiro desaparece.



  A explicação que encontrei foi: 


      “Tudo isso tem a ver com a química do alho (outros) e aço inoxidável”.
      O alho contém moléculas de enxofre que produzem o ácido sulfúrico que produz o mau cheiro. Ao cortar o alho, as moléculas são transferidas para a sua pele. Lavar as mãos com água aumenta o cheiro, porque a água faz com que o enxofre se transforme em ácido sulfúrico (a mesma coisa que faz você chorar ao cortar cebola). Quando você toca em aço inoxidável, as moléculas de aço se ligam com as moléculas de enxofre (ácido sulfúrico) em suas mãos, transferindo assim as moléculas (junto com o cheiro) para o metal onde ocorre a reação química de oxidação do ferro que, por conta da presença do cromo, oxida de forma diferente, onde o cromo presente na liga em contato com oxigênio (da água), ao invés da "ferrugem", gera uma película impermeável que isola o metal abaixo dela em relação ao meio agressivo, protegendo-o dos processos corrosivos e garantindo ao material a sua elevada resistência. Assim, é uma reação química entre o ácido sulfúrico, o ferro e o cromo, fora de suas mãos.  Muito simples, porém para chegar a isso foi necessário ler e estudar muitos artigos de Segurança alimentar, química inorgânica, siderurgia para tentar simplificar e todos podermos compreender. Entenderam?! Não há mais mau cheiro.

      O aço inoxidável pode também ajudar a remover odores de cebola ou de peixe de suas mãos. Assim, da próxima vez faça um teste com alguma peça de aço inox puro em sua casa e se quiser compre um sabonete desses, dura pra sempre e deixa uma estética bonita na sua cozinha, sem o perigoso de se machucar com garfos, facas e outros utensílios de aço em sua casa.





 

         
         
IMPORTANTE


   Aço comum é uma liga de ferro e carbono que reage com o oxigênio do ar, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço produzindo a corrosão, popularmente conhecida como ferrugem (mistura de óxido de ferro e de hidróxido de ferro).

   O aço inoxidável, por sua vez, é uma liga de ferro e cromo e, apesar do que diz seu nome, ele também oxida em contato com oxigênio, só que de forma diferente. Isso acontece, justamente, por conta do cromo presente na liga, que, em contato com o oxigênio, ao invés da "ferrugem", gera uma película impermeável que isola o metal abaixo dela em relação ao meio agressivo, protegendo-o dos processos corrosivos e garantindo ao material a sua elevada resistência. A esse fenômeno, dá-se o nome de passividade e o processo é conhecido em metalurgia como passivação. Por ser muito fina a película tem pouca interação com a luz e permite que o material continue apresentando seu brilho característico.

   Essa película, um oxi-hidróxido de cromo e ferro, é chamada de camada passiva. Apesar de invisível, estável e com espessura finíssima, essa película é muito aderente ao inox e tem sua resistência aumentada à medida que é adicionado mais cromo à mistura.

   Outros elementos como níquel, molibdênio e titânio, por exemplo, permitem que o inox seja dobrado, soldado, estampado e trabalhado de forma a poder ser utilizado nos mais variados produtos.

   O aços inoxidáveis, segundo a sua microestrutura, são classificados em: Ferríticos, Austeníticos e Martensíticos.



SOBRE O AÇO INOXIDÁVEL

Se quiser ler mais sobre o aço inoxidável e suas propriedades e aplicações:

- A capacidade de regeneração da superfície do aço inox: http://www.nucleoinox.com.br/upfiles/arquivos/biblioteca/a-camada-passiva.pdf

- Aço inox:   http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7o_inoxid%C3%A1vel

- Aço inox F138: http://www.sandinox.com.br/aco-inoxidavel-f138.php

- Aço 304, 316 e 315 L de alta resistência: http://www.elinox.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=54&Itemid=116

- Maior e mais detalhado Banco de mais do mundo: http://www.keytometals.com/FreeTrialHomePT.html?gclid=CLvcz5nN9rACFU2R7QodoT4QBw

- Tipos de aço: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/acos-inoxidaveis

- Química do aço*, filme passivo: http://www.nucleoinox.org.br/upfiles/arquivos/downloads/Acesita_Aplica_Especifica.pdf

- Segurança alimentar e o aço: http://www.elvi.com.br/panificacao/elvi_noticias_03.htm

- Questões importante: http://www.aczinox.com.br/faq/duvidas.html 



Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Stainless_steel_soap

            http://chemistry.about.com/cs/howthingswork/f/blstainlessodor.htm 

            http://www.huffingtonpost.com/2012/03/13/eliminating-garlic-smell_n_1341413.html

           http://clix.dmail.pt/prodotto.php?cod=164618&PHPSESSID=e4683a51d6cf86e5c708510da120c8b2 


Caso alguém com conhecimento em química queira ou possa complementar de forma mais técnica essas informações, por favor fique a vontade nos comentários, pois será muito útil para todos nós.

  Muito Obrigado! Vlw!


   

IMPRESSORAS TANK, DINHEIRO NO RALO

 Se impressoras com cartucho de tinta já são dispendiosas, fique sabendo você que as tanks não são diferentes ou mais e vou dizer porque.

Embora, se tenha mais tinta num reservatório, dentro na cabeça de impressão há cartuchos menores que são abastecidos pelo maior.

Quando você imprime, a tinta sai do maior e vai par ao menos. Como tempo os bicos de impressão começam a entupir, principalmente se você não usar tinta de qualidade.

Quando você vai na manutenção da impressora e pede pra limpar os bicos, a impressora dispensa uma enorme quantidade de tinta para fazer isso que cai numa almofada interna que com o tempo encharca.

Mas para saber que encharcou, existe um contador na impressora que calcula a quantidade de tinta nos tanques e o quanto foi dispensado.


Onde quero chegar?

Quanto mais vocêlimpa cabeçote, mais rápido a almofada enxarca e mais rápido o contador chega no limite. Ao chega não basta trocar a almofada tão cara, é preciso zerar o contador através de um programa específico que pode funcionar ou não, mas nunca mais fica como era quando nova e na maioria das vezes, depende de um técnico.


Assim, cada vez que for rocar a tal almofada, desentupir os bicos e resetar, fica numa média de 120,00 a almofada completa, 100 a limpeza de bico, 60 do resete mais a mão de obra. O que acontece bem rápido se você usar muito, assim, num ano você comprará 2 impressoras ou mais com essa manutenção mafiosa.

Impressoras são feitas de ciclos interligados de consumo e seu bolso que sente. 

 

Isso ai, fique ligado nas marcas.





COVID ENSINA ARTESANATO

 Salve, Salve.


Cheguei de novo para relatar a minha aventura covídica. Bem, euzão sem fazer nada, de repouso, sem coragem pra falar, resolvi ir pelo mundo do artesanato, algo que pudesse fazer sentado na minha cama para focar e distrair, porque TV, sinceramente, não vejo mais, até filmes eu estava de ostra pra eles.

Ai olhando a Google, aquela entidade abaixo do poderoso, encontrei uma coisa chamada castroado e outra semente de açaí.  O castroado é um trançado de linha encerada que mostro depois. As sementes de açaí que eu gostei, dá pra fazer pulseirinha, tornozeleira, colar, e um monte de coisa.

Então fui pesquisar material e só achava de quilo o de 1000 sementes pra cima. procurei, procurei e encontrei um lugar, uma loja muito bacana que vende a quantidade certa pra fazer pouco e o que você quer. Aí comprei 110 sementes de 6 cores, comprei uma bolinhas de pedras vulcânicas, ágata, comprei elástico, tudo lá. Já digo onde é.

Fiz pulseira pra todo mundo da casa e até coleira pra minha cachorrinha Lilly, ficou um charme. 

Assim, fica a dica para você que quer distrair e até quem sabe fazer uma renda ai entre amigos, na escola, na facul, no trabalho ou apenas para se divertir, porque é uma terapia e tanto para quem está acamado e quer se ocupar usado a criatividade. 


Você pode fazer usar, desmanchar e fazer outra nova, misturar semente com pedras, tem uns adereços que esqueci o nome que você coloca entre elas, muito massa.

Agora sim, vou dizer onde comprei, de que loja, porque o preço tá muito bão. Ah!, pra minha esposa qu e me deu aquela água de prata eu comprei uma de pedras azuis linda.

Comprei aqui, oh, na Nevdie no Shopee:

https://shopee.com.br/nevdieoficial?categoryId=100009&itemId=12075493655

Você também pode chamar no Whatsapp 11 933032386 e se quiser uma quantidade maior, pode pedir que eles encomendam pra você. Pra mim as que comprei deu para passar os dias de Covid na cama e dar de presente para pessoas especiais que me apoiaram durante esses dias difíceis e merecem todo meu carinho.

Procure dar atenção a quem está sempre do seu lado nos momentos difíceis, porque o restante é passageiro.


Pode clicar na imagem que vai pra lojinha.



Só avisando hein pessoal, não estou sendo pago não, só dando dica pra vocês, porque eu adorei esse negócio. 

Aí pessoal da Nevdie, valeu.

Tioh


domingo, 6 de fevereiro de 2022

Sangue nos zóio, não me ligue

Salve, salve.

Imaginem você a pessoa no fundo do poço, cm febre, com frio tosse, dor no corpo e o telefone acha de tocar sempre nas piores horas. Nunca vi tanta gente oferecendo coisas e pedindo doação, pqp.

Me senti o milionário preste a ser virar defunto. è revista daqui, assinatura de TV dali, Planos de internet, de TV, Legião da má vontade, Abrigo dos desabrigados que procuram abrigo, Orfanato vovó falida, etc. Inclui propagandas por Whatsapp também.

O que fiz?

Descobri uma coisa interessante, mesmo morrendo com COVID e fiz, e vou ensinar para vocês.

Existe um serviço do PROCON, ao menos aqui em São Paulo que é o não me ligue. Você vai no link: https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/, faz seu cadastro e cadastra todos os seus números lá, veja bem, os seus no seu CPF. Se você tiver empresa é outro cadastro e assim por diante. Nunca mais você recebe ligação de telemarketing nem no fixo e nem no celular.

Somente as entidades de ajuda, que não são consideradas para fins comerciais continuarão ligando, ai você resolve se sim ou não. Se caso alguém te ligar oferecendo serviço, produto, você pode anotar nome da empresa, nome de quem ligou, data e hora da ligação e denunciar no PROCON que a multa core solta por incomodar você.

Sabia dessa?

Pois fiz meu cadastro e pronto acabou o problema e pude me recuperar.

Quanto as ligações pedindo doação, se você não quiser bloqueie os números, uma hora para.

O mesmo lugar onde você se cadastra, você faz denúncias.








TESTINHO DO SITE

FONTE: https://www.procon.sp.gov.br/nao-me-ligue-cadastro-do-procon-sp-e-ampliado/

Nova lei garante mais direitos aos consumidores do estado de São Paulo que não querem receber ofertas de telemarketing
Publicado em 11 de março de 2021


Legislação estadual que passou a valer a partir 10/3 amplia os direitos previstos pelo cadastro de bloqueio de telemarketing. Gerenciado pelo Procon-SP, o “Não me Ligue” foi instituído pela Lei nº 13.226/2008 – agora atualizado pela Lei nº 17.334 /2021 – com a finalidade de proteger a privacidade dos consumidores paulistas que não desejam ser incomodados com ofertas de telemarketing.

A nova lei prevê que, além das ligações (inclusive, as automáticas ou robocallls), as empresas não poderão enviar mensagem SMS ou por aplicativos (via Whatsapp, por exemplo) buscando o titular da linha ou terceiro. As empresas também não poderão fazer ligações ou enviar mensagens com o objetivo de fazer cobrança de qualquer natureza.

“Com a ampliação do serviço alcançando também Whatsapp e SMS, o consumidor agora tem a garantia de que não será importunado. Ele precisa apenas fazer o cadastro de sua linha telefônica no site do Procon e a fiscalização exigindo o cumprimento da lei será feita por nossas equipes. Empresas que desrespeitarem esse direito à privacidade serão multadas”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

A regra, que atinge empresas que atuam em todo o país, vale para ligações ou mensagens feitas diretamente por funcionários da empresa, por terceiros contratados, por gravações ou qualquer outro meio.

Como funciona

Os consumidores paulistas que não desejam ser incomodados com ofertas de produtos e serviços e com cobranças podem fazer a inscrição de até cinco linhas telefônicas de sua titularidade (fixo ou celular) no site do Procon-SP. Após o 30º (trigésimo) dia da inscrição no cadastro, as empresas de telemarketing e fornecedores de produtos ou serviços que utilizam este serviço não poderão fazer ligações ou enviar mensagens para esses números.

Uma vez inscrito, o número de telefone permanecerá no cadastro por tempo indeterminado. O consumidor pode fazer a exclusão da linha a qualquer momento e também autorizar ligações de uma ou mais empresas das quais deseja receber ligações ou mensagens.

A legislação não atinge empresas que pedem doações.

Veja mais informações aqui https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/

Linhas cadastradas e reclamações

Desde que entrou em vigor, no ano de 2009, foram cadastradas 2.828.981 linhas telefônicas e registradas 209.850 reclamações. Do início deste ano até hoje (10/3), foram cadastradas 60.526 linhas e 16.659 reclamações.

Desde 2010, foram instauradas pela fiscalização do Procon-SP 852 averiguações de bloqueio de telemarketing e aplicadas 348 multas, que juntas somam cerca de R$ 260 milhões.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação


Veja ao no seu Estado se tem um serviço assim., blz?!

Vlw ai logo conto mais do meu Processo COVIDÃO !

Tioh


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

O Fênix e as curandeiras

 Salve salve garotada.

Nas minhas idas e vindas eis que surge o fênix, renascido do Covid e H3N2. Só tenho a dizer que está ficando chato esse negócio, nem com a vacina escapei desses viruszinhos sem vergonha.

O mais curioso é como todo mundo tem uma solução para o caso, menos a medicina, rsrsrsrs.

Minha avó me entupiu de chá, minha mulher de uma água com prata, minha tia de sopa, fora as dezenas de dicas que seria até curioso eu contar, quem sabe alguma sirva pra você ter alívio caso caia na teia da aranha vírus.

Ainda estou capengando, mas deu ânimo para me reintegrar e voltar a vida, porque parecia poeira cósmica dentro de casa, buscando um lugar pra assentar, acredite se quiser.

Muita tosse, corpo mole, febre, falta de apetite e tudo mais que se espera de uma virose. 

logo no começo dos sintomas, minha avó apareceu com uma receita ancestral, ao menos, pareceu de uma chá que a vó dela fazia para casos assim e que ajudava muito na recuperação naquele tempo onde se vivia na roça, locais afastados e médico era só história, ninguém conhecia um.

Eu tomei 7 dias e me ajudou bastante a reduzir a febre, liberar as secreções e a dormir um pouco.

Vou dar a receitinha como ela me ensinou:

Está batizado de Chá Bomba, lembrando ai que pra mim deu bom, mas se você tem alguma ziquizira, diabete, pressão alta e outras coisas, consulta ai seu médico, pra depois não vir me culpar, hein.


CHÁ BOMBA


Tomar a noite depois do banho, deitar e descansar
500ml de água

- Camomila (uma colher bem cheia de sopa), como vc vai tomar de noite, pós banho e antes de dormir, é bom pra relaxar e serve como a base do chá, então pode usar numa quantidade um pouco maior;

- Boldo (uma colher de chá bem cheia), é muito importante pra sua recuperação e manter o fígado limpo das toxinas.

- Guaco (uma colher de sopa), só coloca se quiser expectorar, estiver com muito catarro.

- Erva doce (uma colher de sopa rasa), pela função que tem nas questões intestinais e preventivas.

Pode usar pulmonaria e alecrim também caso goste, uma colher de chá

Depois que vc escolher os chás (pode usar todos, mas de preferência, não tira o de camomila e o boldo, são os q mais ajudam), você vai colocar o seguinte no chá:

- 1 pau de canela por caneca que será feita (melhora a circulação sanguínea);

- 7/8 cravos por caneca (Antioxidante, bactericida, ajuda no fígado tbm e regula açúcar no sangue);

- 1 dente de alho pra cada duas canecas (Reduz pressão arterial, melhora imunidade, melhora o colesterol e desintoquixicante potente);

- 1 limão inteiro com casca cortado em rodelas pra cada duas canecas (Vitaminas puras).
Meia laranja em rodelas com casca.  


Coloca pra ferver tudo, quando começar a ferver, desliga depois de 30 segundos e tampa por 5 minutos.

Quando abrir, coar e colocar:

- Mel a gosto pra adoçar (Controla pressão, ajuda a diminuir os sintomas, auxilia sistema imunológico); 

- Própolis, o mais importante de tudo 20 gotas para cada caneca (Outra bomba que beneficia o sistema imunológico).


Faz duas canecas, toma uma caneca de noite, depois do banho, antes de dormir e uma de manhã quando acordar, mesmo não estando quente. Se tiver muito ruim, enquanto o chá tá esquentando, faz uma inalação com o vapor dele respirando o vapor que sai (Coloca um pano na cabeça, mantém o rosto a uma distância segura do calor e respira profundamente o vapor das ervas pelo nariz), e não tome friagem de jeito nenhum depois desse chá, nem vento, nem chuva, nem água gelada.

Lembrando pra ser generoso com tudo que colocar na receita.

A ideia é suar muito para eliminar essas toxinas pela pele e proteger o sistema imunológico pra ele se recuperar sozinho. E como eu disse é um excelente auxiliar quando você tá morrendo com virose.



Não vai dizer que estou pregando cura hein, só estou contando o que me ajudou a ressuscitar. Esse foi o primeiro, junto com a receita médica, é claro baseada em corticoide, dipirona e aquelas coisas de praxe.

Depois dessa veio minha mulher com uma água de cor amarela dizendo que era prata com partículas bem pequenininhas que iam entrar no meu corpinho, abraçar os vírus e sair com eles a tiracolo e assim eles não ferrariam muito comigo.

Ai já fiquei ressabiado e curioso pra saber o que era, mas como confio muito nela eu tomei, já tava a beira de morrer mesmo, hahahaha.

Bom, vocês sabem que sou professor de formação e muito curioso, então fui ler, pesquisar sobre, achei muita contradição, cada um falando uma coisa diferente, que a água era amarela, outro cinza, outro transparente, mas de verdade, de verdade mesmo, um só deu um norte para essa questão e percebi que tem muita conversa fiada de vendedor cara de pau, usando da inocência das pessoas para vender e as autoridades fazem o que? Cara de paisagem, até que alguém se lasque bem lascado.

Como tenho amigos da área de química, lá foi eu com minha curiosidade mor, perguntar para aprender, pois coloidais eu já conhecia, mas beber metal coloidal foi novidade. E descobri que é possível sim, porém há alguns que são muito tóxicos como o cobre, a platina, o cromo então, nem se fala.

Já essa, a prata e ou ouro também conforme aprendi, tem um grau menos de toxicidade se for muito bem preparado, usado de forma moderada e correta. Há também muitos médicos aderindo a essa forma e eu nem sabia que funcionava, mas lembrando, 99,9% de quem vende não tem a licença da Anvisa para produzir essa água de prata como medicamento, e  sendo um medicamento conforme prometem cura ai na internet teria que ter todo um controle, assim, todos que vendem mentem.

Mas, isso não vem ao caso, não sou justiceiro e nem quero me meter nisso, só quero dizer que minha mulher me deu essa água e eu me senti muito bem, a febre caiu mais rápido, a secreção quase marrom ficou mais clara, enfim, senti diferença gritante.

Daí resolvi ler mais, e ir a fundo e logo logo vou ensinar uma coisa legal pra você sobre a água de prata e como é feita e mais um monte de coisa legal, me aguarde hein.

Tudo que nos é ensinado é útil quando estamos doentes, mas uma coisa é certa, ver as pessoas querendo seu bem e cuidando, às vezes nem de uma maneira muito certa é o mais incrível. Amor da nossa família, mesmo com risco de covid, foi a melhor coisa que eu vivi, mesmo doentão.

Valoriza ai quem cuida de você.

Vlw

Tioh




Siga o Tioh, aqui!!!! hei Psiu!!!! Aquiiiiiiii.....