domingo, 21 de setembro de 2014

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DICLOFENACO SÓDICO, POTÁSSICO E COLESTIRAMINICO?

Lamento informar que não é o que se espalha por ai a muito tempo. A diferença entre os diclofenacos é exatamente nenhuma, ele sempre será diclofenaco após ser absorvido.


A questão está em um único fator, a qual elemento ele está quimicamente ligado , ou seja, no Sódico ligado ao sódio, no potássio a uma molécula de potássio e à coletiramina a uma resina, com isso o que vai variar é a velocidade com a qual é absorvido pelo organismo, conforme a necessidade de cada caso e enfermidade.


O diclofenaco potássico é mais solúvel em água do que o sódico. Isso faz com que ele seja absorvido mais rapidamente, e também inicie sua ação mais rapidamente.


Já o diclofenaco colestiramina tem uma absorção bem rápida (e um início de ação rápido), mas também gradual, o que permite que atinja uma concentração no sangue menor, e um tempo de ação maior no organismo.


Ainda assim, os três tipos continuam sendo o mesmo diclofenaco, e a ação farmacológica tem que ser obviamente a mesma. Porém, as indicações podem ser diferentes dependendo da necessidade de um início de ação mais rápido, ou de uma duração mais prolongada.


Existe um lenda ou história entre as pessoas e muitos balconistas de farmácia que diz que ´sódio serve para inflamações de tecidos "duros" como ossos e articulações e o potássico para tecidos "moles" como a garganta, mas não é nada disso, simplesmente é o que explicamos no início.


Por isso, deixe de lado as lendas e sempre procure saber o porque das coisas, a falta de conhecimento principalmente na área farmacêutica pode acarretar sérios problemas. Só é lamentável que para trabalhar em um balcão de farmácia não se exija nada e ao mesmo tempo se faça necessário um farmacêutico que não pode ser dezenas de atendentes num único balcão. Não adianta um preparado e 10 sem preparo, salvo excessões, é claro.


O ideal seria que todos tivessem a profissão regularizada e todos com ao menos curso técnico e conhecimento no que vão fazer: vender e orientar o paciente que também deve entender que farmácia não é hospital e tentam fazer com que o farmacêutico ou balconista indique medicação sem um diagnóstico preciso. Ai aproveitando vai mais essa:


Médico= especialista em diagnóstico e Farmacêutico = especialista em medicamentos e formulações e mais: que bom seria se os dois fossem um só.






Tendeu?

Tioh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Tioh, aqui!!!! hei Psiu!!!! Aquiiiiiiii.....