quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Você acha que está protegido pelo ANONIMATO na internet?

Você acha que está protegido ai atrás da telinha do seu pc, notebook ou celular, quando está navegando na internet, Quando posta nas redes sociais palavras mais grosseiras, quando ofende e calunia alguém?, Quando faz sacanagens por ai ou com alguém?

A resposta é NÃO.

NÃO!!!


NÃO!!!


Para o usuário comum que tem ou não um conhecimento básico e médio de informática passa desapercebido o que está por trás do que simplesmente você pode ver , uma máquina , uma tela de computador, mas nem imagina o que rola, nos algoritmos, nas linhas de programação atrás disso tudo e como são as inúmeras possibilidades de ser achado, visto e manipulado, simplesmente pelo fato de clicar num lindo link ou imagem em qualquer lugar na net. Pelo fato de aceitar uma ingênua foto no messenger.


Você sabia que é muito simples achar você? Eu disse simples, não disse fácil. mesmo com todo aparato de firewall, anti-vírus, anti Malware, anti qualquer coisa, a nossa ingenuidade e boa vontade, nossas fraqueza são nossos maiores problemas.


Não vou dizer como faz para achar alguém, descobrir tudo sobre ele, informações que podem não servir para nada, mas podem nas mãos de gente sem caráter e criminosos, servir para tudo. Por isso, não se preocupe com os programas de segurança, mas com as suas atitudes na internet.


O simples fato de aceitar um arquivo de alguém porque você adicionou como amigo e achou uma gracinha e simpático(a) pode expô-lo, pois através da captura do seu IP da sua conexão no momento, pode-se ter acesso ao seu mundo.


Não quero assustar ninguém apenas avisar, alertar que as nossas atitudes é que determinam a nossa segurança. Tudo que você faz, diz , mostra na internet, fala sobre você, para quem sabe só tecer a malha de informações e com uma boa "engenharia social" conseguir o que quer.


Por isso, pense bem  antes de dar "golpes", insultar alguém, mexer com crianças e adolescentes, criar fakes e perfis falsos para agir de forma inadequada, você não está anônimo. mesmo numa Lan House. num dispositivo móvel, pode-se traçar um caminho até você.


Aproveite a internet, seja verdadeiro, mas tome cuidado com o que expõe. Essa febre de adicionar qualquer um no Facebook e o no Orkut, simplesmente para ter centenas de "amigos", que você nem conhece e jamais vai trocar uma palavra é perigosa.

Não quero ensinar e nem dizer o que vocês devem fazer das suas vidas, mas passem a observar as pessoas
e principalmente você:


Se adiantar vão algumas dicas de quem vive a internet e vive a internet desde que para conectar se usava o modem com seu som arranhado:

- NÃO adicione qualquer um como amigo, sem antes observar o perfil, as amizades, a movimentação dos amigos, se há graus de parentescos, se os amigos falam, as imagens, as comunidades e grupos, embora não seja sinônimo de segurança, mas ajuda.

- NÃO, diga nada sobre sua vida pessoal, família e outros detalhes que podem te por em risco e chamar a atenção.

- NÃO, publique imagens que possam dar detalhes sobre condição social, condição financeira, onde mora, expondo sua privacidade e família. Crie grupos de pessoas que podem ver essas imagens, de preferência somente pessoas que você conhece pessoalmente ou a muito tempo pelo internet com as quais você mantenha contato, saiba onde moram e tem telefones.  QUEM, tem má intenção não se mostra, se esconde, principalmente nos detalhes mais simples.

- MANTENHA seus sistema operacional atualizado, os programas que você escolheu para sua segurança, atualizados. Coloque senha no seu Windows.

- NÃO,  compartilhe suas senhas porque se apaixonou ou achou que fulano é amigo e você confia. Por isso se chama senha, é para segurança, é pessoal e intransferível, se fosse para ser compartilhada se chamaria
NOSSA.

- USE senhas que combinem letras, números e sinais . Você vai dizer que fica difícil guardar, mas não é não , basta usar a cabeça e fazer combinações que tenham rima e ritmo, além de certa lógica, por exemplo:
70sentarna/ (setenta sentar na barra), gente100vida (gente sem vida), @10portas (arromba 10 portas),
vceh>q800pessoas (você é maior que 800 pessoas), entendeu?

- NÃO clique em links que você não sabe o que é mesmo de quem você conhece. Uma dica é você copiar o link com copiar e colar ou Crtl+c mais Crtl+v e cole no seu navegador, dê enter, se for vírus ou outra praga, não acontecerá nada, você verá a mensagem de página inexistente ou que não pode ser exibida.

- Cuidado quando adicionar gente que você não conhece e for conversar, preste atenção nas palavras da pessoa, nos detalhes que não tem lógica e não coincidem com a imagem que a pessoa apresenta, pois cada um é aquilo que quer ser na internet. quem não temo que temer não se esconde e não omite detalhes simples como família, pai, mãe trabalho, ou seja, se quer se expor se exponha, se não quer, não minta.

- Já se deparou com um psicopata na internet? Eu já, vários. São pessoas extremamente simpáticas, aparentemente amigas e solicitas, que se infiltram nas nossas vidas, se tornam necessárias e essenciais, omitem detalhes importantes sobre si, até começarem a nos chantagear emocionalmente para conseguirem o que querem de forma sutil, de modo que você não perceba a chantagem, mas se sinta mal o suficiente para ceder.  

Essas pessoas choram magoadas com algo que você nem sabe que fez, mas na verdade estão chorando por frustração de não terem conseguido o que queriam. Quando você tenta sair dessa relação de amizade ai você conhece o PSICOPATA, ocorre a transformação, você é chantageado, atacado, difamado, ameaçado,agredido de alguma forma, enfim conhece o demônio pelo qual você teve sentimentos de amizade ou paixão profundos. Se identificou com alguém?


Difícil sair dessa, você já deu se pedigree inteiro por confiança a essa pessoa perturbada, não é?
O que fazer?

Comunique a alguém real de sua confiança, delete a pessoa, bloqueie seus perfis para que ela não tenha mais acesso. Avise seus amigos que está sendo ameaçado, por e-mail ou mensagem privada, alerte sobre o comportamento do Psicopata. Geralmente as pessoas não fazem nada porque estão comprometidas de alguma forma, ou porque se expuseram demais, fizeram sexo virtual e tiveram suas imagens capturadas e não querem expor seu comportamento inadequado a família e aos amigos, enfim, uma série de motivos.

Se você não quer expor sua família por conta disso pode procurar ajuda profissional de forma discreta, pois já existe delegacias especializadas em crimes da internet. Você pode pedir ajuda, expor seu caso e pedir descrição para não comprometer seu dia-a-dia. Não tenha medo, pois o medo é a arma que pessoas inescrupulosas precisam para manipular você.




Veja no link abaixo as delegacias de crime da internet em vários estados:  http://www.safernet.org.br/site/prevencao/orientacao/delegacias


UMA DICA IMPORTANTE: Antes de denunciar junte conversas salvas entre você e essa pessoa. PRINT ou fotografe as telas onde contenham os textos com ameaças e imprima, guarde e imprima e-mails dessa pessoa, se conseguir grave ligações telefônicas, anote os horários que a pessoa acessa a internet para perturbar você e todos os detalhes que você tiver dela, incluindo fotos e não minta para a polícia. Junte todas as provas que configurem o motivo da sua denúncia e denuncie. 


Enfim, talvez não tenha falado tudo, mas saiba que ninguém está anônimo e ninguém está protegido. Se tiver dúvidas, quiser falar mais sobre, pergunte, aqui nos comentários, no orkut ou no face.


Abraço à todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga o Tioh, aqui!!!! hei Psiu!!!! Aquiiiiiiii.....