domingo, 3 de abril de 2022

VAREJO DA TERRA, OLHA A DICA!

 Oi meu povo, povo meu.

Navegando na Dona net, em busca de uns handgrips pra exercitar a mão que dei um mal jeito, achei outra lojinha simpática a beça e queria compartilhar com vocês.

Comprei meu handgrip lá e minha esposa algumas coisas pra cozinha, porque ela ama cozinhar e um brinquedinho pro doguinho aqui de casa, o Jasper, Óleo essencial, um colar aromático lindo de morrer e um kaiak da Natura pra mim.

Chegou rapidinho e para minha surpresa, em tempos de crise ainda ganhei um presente, pode?

Pode sim, gostei da ação de agradar o cliente, então chamei eles no Whatsapp pra agradecer e fui muito bem recebido. Eu gosto de comprar em lojas assim, de pequenos empreendedores, porque ainda não estão com o Rei na Barriga e com aqueles atendimentos lixo, automatizados que levam você a lugar nenhum, onde até os atendentes humanos parecem cães treinados.

É isso ai pessoal da Varejo, gostei muito da sua loja de utilidades já está nos meus favoritos. Eu indico  e quando tiver mais dicas de gente afim de tratar gente como gente, eu mando pra vocês.

Clica no link abaixo e vai dar uma olhada nas sessões quem sabe algo que você está precisando está lá esperando você, é uma loja de coisas úteis e tem bastante variedade. Ah, eles tem Loja Física, já mostra que não é nenhuma Loja Picareta. Qualquer hora apareço pra visitar, mas já estou seguindo vocês no Instagram @varejodaterra.

https://www.varejodaterra.com.br/


É nóis.

Vlw ai gente boa!

Abração do Tioh.




quarta-feira, 9 de março de 2022

ÁGUA DE PRATA




Gente, eu de novo. Tudo bem por ai?

Lembra que eu falei que tive Covid e a gripe Hcoisinha? Que minha mulher me deu uma água de prata amarelinha?

Então, eu ainda estou, como bom curioso e professor que sou, buscando aprimorar minha santa pessoa sobre esse assunto. E, descobri que realmente ela é indicada até por médicos, mas médicos mesmo.

Que tem muitos estudos e ensaios sobre a água de prata ou prata coloidal coloidal como chamam também, mas acho mais simpático água de prata, até estimula  a auto estima, não é? O Tioh Prateado, rsrsrs.

Bom, descobri suas funcionalidades, por isso melhorei com o uso, coisa que falarei noutra publicação, mas o mais importante é o seguinte: A gente pode fazer essa aguinha em casa com toda segurança, para quem curte o uso ai como sanificante, entre outros. Não é uma coisa fácil de achar essa informação, como se processa a coisa, mas, masssssss, eu encontrei e estou nas pesquisas com a ajuda de meus amigos da área de química e farmácia que dão aula também.

Como disse você pode fazer, até ai a responsabilidade é sua e você com um pouco de conhecimento e dedicação consegue um resultado muito bom, seguro.

Porém, também descobri uma coisa muito importante, por isso, como minha mulher gosta de usar, resolvi buscar como fazer e proibi ela de comprar seja de quem for.

Por quê?

Claro, fui ver todos os fabricantes, revendedores, a maioria maciça sem CNPJ como fabricante, como indústria, primeiro erro, é obrigação da empresa fornecer o CNPJ, o endereço do LABORATÓRIO e os números das licenças da ANVISA. E sabe porque não tem nos sites essas informações, não tem nos rótulos, em lugar nenhum? 

Porque é um produto sem licença, ilegal no sentido de que não possui Notificação na Anvisa que é um aviso que as empresas legalizadas que seguem os critérios de higiene e contribuição fiscal devem fazer ao começar a fabricar um produto, além desse produto ter um responsável técnico. Ai, para enganar pessoas como a minha mulher, colocam assim somente: ISENTO DE ANVISA segundo alguma RDC, ou seja, esse termo é usado quando o produto está em fase de registro ai ele recebe uma notificação que deve constar no rótulo.

Vai ai no google, coloca assim, Consulta produtos ANVISA, vai no final da página e vê em cada categoria usando o CNPJ da empresa ou nome do produto para ver o que você encontra.


Você já comprou medicamentos na sua vida, não? Já comprou diversos produtos, então aprende a olhar o rótulo e veja o que vem lá escrito. Vem nome da empresa que fabrica, CNPJ, AFE (licença de funcionamento), vem nome de quem distribui, vem Notificação ou registro ANVISA, vem o nome do responsável técnico. Vai comparando ai na sua casa, você deve ter usado muita porcaria sem saber

Assim, para ser vendido para o que é proposto, medicamento, porque promete tratar doenças, Além de não ser um produto natural como é divulgado, é preciso ser feito por um laboratório legalizado.

Você já viu algum produto registrado como cosmético somente prometer cura de enfermidades causadas por bactérias, vírus, fungos, etc? Você já viu suplemento matando esses bichos? Claro que não, certo? Cosmético é uma coisa, suplemento é outra e medicamento é outra.

Assim, vender como suplemento também não pode, a prata, o ouro e o cobre não fazem parte da lista de substâncias permitidas para suplementação que tem na ANVISA, ou seja, alguém ou alguéns pensam que todo consumidor é otário. Descobri tudo isso e muito mais, vou virar especialista nesse negócio.

Dessa forma, prefiro eu, para agradar a minha patroa, morrer de estudar e aprender a fazer, ao menos saberei o que vai dentro, asa morcego, língua de vendedor, hahahha.. Se vocês quiserem, depois que eu acertar, ensino.

É isso ai, na casa de mãe Joana que é esse país, consumidor é trouxa e vendedor é esperto, os opostos se atraem e a fiscalização não vê. Mas, o Tiohzinho aqui não.

Então meus amiguinhos, procurem saber mais, se tiver pergunta manda ai nos comentários. Eu estou aqui na busca da perfeição.


Vlw!!!


Consultas

https://consultas.anvisa.gov.br/

https://www.nccih.nih.gov/health/colloidal-silver (imagem)



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

COMO O AÇO INOXIDÁVEL TIRA MAL CHEIRO DAS MÃOS?

Salve galera!


  Depois de ler sobre o aço inoxidável e o sabonete, do porque retira o mau cheiro das mãos, encontrei num artigo em alemão e em inglês que me levaram a segurança alimentar e química sobre o aço inoxidável e a uma explicação plausível sobre o que acontece.

  Não há muita informação sobre o aço nesse sentido, mas sabemos que seus compostos, o níquel, o ferro e o cromo, assim como diversos metais reagem muito ao meio ambiente, ao oxigênio e a água, com raras exceções, além de muitos terem propriedades fitoterápicas e o que acontece nesse caso do sabonete é uma reação química, justamente entre eles e o enxofre que produz o ácido sulfúrico e é um dos ácidos oxidantes do ferro. Esse enxofre que fica em nossas mãos, é o que produz o ácido sulfúrico que caracteriza os odores do alho, do peixe, da cebola, da água sanitária.

 Por isso, muitas empresas têm feito barras em forma de sabonete de aço inox para serem usadas na cozinha com a função de remover esses odores desagradáveis das mãos. Porém o uso de quaisquer outras superfícies de aço inox como colheres, conchas, facas (perigoso) tem o mesmo efeito.

 O que recomendam é lavar as mãos normalmente com detergente ou sabonete. Depois, pegue o sabonete de aço inox sob a água fria, esfregue por 10 segundos ou mais e o mau cheiro desaparece.



  A explicação que encontrei foi: 


      “Tudo isso tem a ver com a química do alho (outros) e aço inoxidável”.
      O alho contém moléculas de enxofre que produzem o ácido sulfúrico que produz o mau cheiro. Ao cortar o alho, as moléculas são transferidas para a sua pele. Lavar as mãos com água aumenta o cheiro, porque a água faz com que o enxofre se transforme em ácido sulfúrico (a mesma coisa que faz você chorar ao cortar cebola). Quando você toca em aço inoxidável, as moléculas de aço se ligam com as moléculas de enxofre (ácido sulfúrico) em suas mãos, transferindo assim as moléculas (junto com o cheiro) para o metal onde ocorre a reação química de oxidação do ferro que, por conta da presença do cromo, oxida de forma diferente, onde o cromo presente na liga em contato com oxigênio (da água), ao invés da "ferrugem", gera uma película impermeável que isola o metal abaixo dela em relação ao meio agressivo, protegendo-o dos processos corrosivos e garantindo ao material a sua elevada resistência. Assim, é uma reação química entre o ácido sulfúrico, o ferro e o cromo, fora de suas mãos.  Muito simples, porém para chegar a isso foi necessário ler e estudar muitos artigos de Segurança alimentar, química inorgânica, siderurgia para tentar simplificar e todos podermos compreender. Entenderam?! Não há mais mau cheiro.

      O aço inoxidável pode também ajudar a remover odores de cebola ou de peixe de suas mãos. Assim, da próxima vez faça um teste com alguma peça de aço inox puro em sua casa e se quiser compre um sabonete desses, dura pra sempre e deixa uma estética bonita na sua cozinha, sem o perigoso de se machucar com garfos, facas e outros utensílios de aço em sua casa.





 

         
         
IMPORTANTE


   Aço comum é uma liga de ferro e carbono que reage com o oxigênio do ar, formando uma camada superficial de óxido de ferro. Essa camada é extremamente porosa e permite a contínua oxidação do aço produzindo a corrosão, popularmente conhecida como ferrugem (mistura de óxido de ferro e de hidróxido de ferro).

   O aço inoxidável, por sua vez, é uma liga de ferro e cromo e, apesar do que diz seu nome, ele também oxida em contato com oxigênio, só que de forma diferente. Isso acontece, justamente, por conta do cromo presente na liga, que, em contato com o oxigênio, ao invés da "ferrugem", gera uma película impermeável que isola o metal abaixo dela em relação ao meio agressivo, protegendo-o dos processos corrosivos e garantindo ao material a sua elevada resistência. A esse fenômeno, dá-se o nome de passividade e o processo é conhecido em metalurgia como passivação. Por ser muito fina a película tem pouca interação com a luz e permite que o material continue apresentando seu brilho característico.

   Essa película, um oxi-hidróxido de cromo e ferro, é chamada de camada passiva. Apesar de invisível, estável e com espessura finíssima, essa película é muito aderente ao inox e tem sua resistência aumentada à medida que é adicionado mais cromo à mistura.

   Outros elementos como níquel, molibdênio e titânio, por exemplo, permitem que o inox seja dobrado, soldado, estampado e trabalhado de forma a poder ser utilizado nos mais variados produtos.

   O aços inoxidáveis, segundo a sua microestrutura, são classificados em: Ferríticos, Austeníticos e Martensíticos.



SOBRE O AÇO INOXIDÁVEL

Se quiser ler mais sobre o aço inoxidável e suas propriedades e aplicações:

- A capacidade de regeneração da superfície do aço inox: http://www.nucleoinox.com.br/upfiles/arquivos/biblioteca/a-camada-passiva.pdf

- Aço inox:   http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7o_inoxid%C3%A1vel

- Aço inox F138: http://www.sandinox.com.br/aco-inoxidavel-f138.php

- Aço 304, 316 e 315 L de alta resistência: http://www.elinox.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=54&Itemid=116

- Maior e mais detalhado Banco de mais do mundo: http://www.keytometals.com/FreeTrialHomePT.html?gclid=CLvcz5nN9rACFU2R7QodoT4QBw

- Tipos de aço: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-geral/acos-inoxidaveis

- Química do aço*, filme passivo: http://www.nucleoinox.org.br/upfiles/arquivos/downloads/Acesita_Aplica_Especifica.pdf

- Segurança alimentar e o aço: http://www.elvi.com.br/panificacao/elvi_noticias_03.htm

- Questões importante: http://www.aczinox.com.br/faq/duvidas.html 



Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Stainless_steel_soap

            http://chemistry.about.com/cs/howthingswork/f/blstainlessodor.htm 

            http://www.huffingtonpost.com/2012/03/13/eliminating-garlic-smell_n_1341413.html

           http://clix.dmail.pt/prodotto.php?cod=164618&PHPSESSID=e4683a51d6cf86e5c708510da120c8b2 


Caso alguém com conhecimento em química queira ou possa complementar de forma mais técnica essas informações, por favor fique a vontade nos comentários, pois será muito útil para todos nós.

  Muito Obrigado! Vlw!


   

IMPRESSORAS TANK, DINHEIRO NO RALO

 Se impressoras com cartucho de tinta já são dispendiosas, fique sabendo você que as tanks não são diferentes ou mais e vou dizer porque.

Embora, se tenha mais tinta num reservatório, dentro na cabeça de impressão há cartuchos menores que são abastecidos pelo maior.

Quando você imprime, a tinta sai do maior e vai par ao menos. Como tempo os bicos de impressão começam a entupir, principalmente se você não usar tinta de qualidade.

Quando você vai na manutenção da impressora e pede pra limpar os bicos, a impressora dispensa uma enorme quantidade de tinta para fazer isso que cai numa almofada interna que com o tempo encharca.

Mas para saber que encharcou, existe um contador na impressora que calcula a quantidade de tinta nos tanques e o quanto foi dispensado.


Onde quero chegar?

Quanto mais vocêlimpa cabeçote, mais rápido a almofada enxarca e mais rápido o contador chega no limite. Ao chega não basta trocar a almofada tão cara, é preciso zerar o contador através de um programa específico que pode funcionar ou não, mas nunca mais fica como era quando nova e na maioria das vezes, depende de um técnico.


Assim, cada vez que for rocar a tal almofada, desentupir os bicos e resetar, fica numa média de 120,00 a almofada completa, 100 a limpeza de bico, 60 do resete mais a mão de obra. O que acontece bem rápido se você usar muito, assim, num ano você comprará 2 impressoras ou mais com essa manutenção mafiosa.

Impressoras são feitas de ciclos interligados de consumo e seu bolso que sente. 

 

Isso ai, fique ligado nas marcas.





Siga o Tioh, aqui!!!! hei Psiu!!!! Aquiiiiiiii.....